Qual seu perfil de investidor?

Antes de fazer qualquer investimento, é extremamente necessário se conhecer como investidor. A forma como você lida com suas finanças, as expectativas que você tem com seus investimentos e seu conhecimento dos produtos e dos riscos são fatores que influenciarão na sua tomada de decisão como investidor.

Conservador, Moderado e Agressivo

Quando começa a investir, geralmente você vai passar por questionários sobre sua condição financeira atual, seus objetivos de investimento e seu conhecimento de mercado. Este processo é utilizado pelas instituições e profissionais do mercado para entender a quais produtos você e seus objetivos estão aderentes ou não. Ações podem ser um investimento contraindicado pra você, enquanto é indicado para um amigo próximo.

Quero trazer uma forma simplificada pra você se questionar e começar a entender em qual perfil você se encaixa.

Conservador: tem baixa tolerância ao risco e prioriza a liquidez em seus investimentos.

Moderado: tem média tolerância ao risco e está disposto a destinar uma parte de seu patrimônio em investimentos de maior risco ou menor liquidez, mas buscado preservação do capital no longo prazo.

Agressivo: tem alta tolerância ao risco e aceita perdas em busca de maiores retornos potenciais.

A caminhada do investidor inteligente

Quero te fazer uma pergunta desconcertante: você é tolerante ao risco ou ganancioso?

Se queremos ser investidores inteligente e ter sucesso ao longo dos nossos anos de investimento, é muito importante que subamos nessa classificação, de conservadores para moderados, e de moderados para agressivos, apenas quando passamos a entender os riscos associados aos investimentos.

Você também pode ser conservador a vida toda e investir desta forma e ter sucesso. Não é este o ponto. O ponto é que riscos devem ser assumidos apenas quando há capacidade para isso.

O investidor que define seu perfil de risco baseado apenas em sua tolerância ao risco estará fadado a tomar decisões equivocadas junto do humor do mercado. Todos estão muito tolerantes aos riscos quando as bolsas de valores estão subindo, e nestes casos você pode tomar decisões de investimento ruins, como pagar um preço alto demais pelas empresas.

Conclusão

Se você tem um mínimo de cuidado pelo seu patrimônio, investir apenas no que você conhece é um ótimo começo. Nunca mude sua tolerância ao risco por impulso e nem pela euforia dos mercados de alta. Eduque-se e, quando sentir que entende o que está fazendo, suba os degraus do mercado financeiro.

Na dúvida, consulte seu consultor de investimentos.